O que é o CrossFit
O CrossFit é um programa de treino de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. Normalmente esses movimentos enquadram-se em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico, ou cardio. O CrossFit é o método de treino com o maior crescimento anual no mundo, por proporcionar a mais completa adaptação fisiológica e neurológica possível aos praticantes, independentemente da idade ou nível físico dos mesmos.
Treinando CrossFit, procuramos desenvolver e melhorar todas as capacidades físicas do ser humano: resistência cardiovascular (respiratória), resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade.
Nm treino típico, atletas e praticantes irão fazer um aquecimento, a prática de uma técnica ou segmento de treino de força e depois o WOD (workout of the day), ou treino do dia. A montagem do WOD muda de dia para dia, não havendo lugar a rotinas, promovendo a adaptação ao desconhecido, mas tipicamente inclui uma mistura de exercícios funcionais feitos em alta intensidade por um período que geralmente varia entre 5 a 20 minutos.
O principal equipamento para a sua prática é o nosso próprio corpo, mas, também utilizamos técnicas e equipamentos específicos como barras e argolas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, elásticos, correntes entre outros.
Crucial no CrossFit também é o facto de que é o Desporto do Fitness – o método tenta promover a camaradagem natural, competição saudável e a diversão do Desporto, ao manter tempos, marcações e definir regras e padrões de performance, que podem variar de WOD para WOD.
Através de um programa único de treino baseado em movimentos naturais, funcionais e sempre variados, o CrossFit garante um treino completo, diferenciado, desafiador e altamente eficiente, tanto mentalmente como esteticamente, e para toda nossa saúde em geral.
- Benefícios do CrossFit
-
- Aumento da explosão e velocidade
- Aumento da resistência muscular
- Melhoria do equilíbrio
- Redução do stress
- Definição do tônus muscular
- Treino eficiente onde em menos tempo pode-se atingir resultados incríveis
- Treino que fortalece o corpo por inteiro
- Excelente treino preparatório para atletas
- Espírito de equipa
- Aumento de auto-confiança
- melhoria no desempenho em corridas de longa e curta distância
- Prevenção de lesóes, quando praticado com o auxílio de profissionais qualificados
- Aumento de energia
- Pode ser praticado por qualquer pessoa, incluindo grávidas, idosos e crianças, desde que acompanhado por profissionais qualificados
“Em síntese, CrossFit é, simplesmente, um desporto. O desporto do fitness.”
Greg Glassman, criador do CrossFit
- O Espaço
-
Contando com instalações modernas e ambiente arrojado, a box encontra-se numa área privilegiada cercada de natureza e com uma vista espetacular do Rio Lima, no coração do Parque da Cidade.
Oferecemos uma estrutura completa e incomparável para CrossFit em Portugal, com profissionais altamente especializados e todo o equipamento necessário.
No CrossFit Viana do Castelo levamos o treino a sério e o nosso compromisso é tornar cada um dos nossos atletas cada dia mais forte física e mentalmente, preparando-os sempre para qualquer desafio que a vida lhes coloque. Da vossa parte, precisamos apenas de dedicação e empenho!
Quer já seja ou queira ser um atleta de CrossFit, de outro qulquer Desporto, ou queira simplesmente treinar para melhorar sua saúde em geral, o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, aqui você encontrará o treino mais variado, completo e profissional de Viana do Castelo.
- Qual a diferença entre o treino funcional e o CrossFit?
-
Muita gente confunde treino funcional com CrossFit. Já ouvimos várias pessoas a afirmar que praticam CrossFit, mas depois de algumas perguntas, descobrimos que se trata apenas de um treino funcional e não de CrossFit. Isto acontece porque o CrossFit está “na moda” e alguns “Personal Trainers” e Ginasios/Helath Clubs, por falta de informação, ou por má fé, acabam por se aproveitar da marca registrada CrossFit, de forma inapropriada, para poder vender mais e acabam a gerar essa desinformação entre as pessoas.
Então, qual a diferença?
Bom, podemos dizer que um treino de CrossFit é funcional, mas nem todo o treino funcional é CrossFit. Para ser considerado CrossFit, o treino, além de ser funcional, deve ser executado em alta intensidade e constantemente variado; e para ser funcional, implica que haja aplicabilidade no nosso quotidiano. Andar a balançar um kettlebell ou a fazer um treino em circuito, não é sinónimo de funcional. Um agachamento é funcional, porque todos nós nos sentamos e levantamos todos os dias e um “thruster” é funcional porque todos nos já precisamos de colocar aquela mala pesada em cima daquele armário alto. O treino de CrossFit trabalha todas as 10 aptidões físicas:
- Resistência cardiorrespiratória
- Força
- Resistência Muscular
- Flexibilidade
- Velocidade
- Potência
- Coordenação
- Agilidade
- Equilíbrio
- Precisão
Ou seja, o CrossFit vai muito além de um treino funcional e prepara o indivíduo para o desconhecido!
Um treino funcional que não é CrossFit é um treino em que você tem uma rotina, e/ou que não trabalha em alta intensidade e/ou que não trabalha as 10 aptidões físicas mencionadas acima.
Além de tudo isso, CrossFit é uma marca que exige certificação e licença para o uso do nome.
- Treino
-
- AMRAP (As Many Rounds/Reps As Possible) – Realizar o maior número possível de séries/repetições em um determinado tempo
- AFAP (As Fast As Possible) – É o mesmo que “for time”, ou seja realizar o treino no menor tempo possível
- Unbroken – Realizar um número de repetições ou percorrer distâncias sem interromper/parar até ao final (ex.: 10 metros e caminhar em pino sem cair, 50 flexões sem parar)
- Rx’d (as prescribed) – Realizar o treino sem fazer alterações ou adaptações, tanto nos exercícios como nas cargas
- Rx – (Também utilizado Scale/Scaled) Realizar o treino com alterações ou adaptações, modificar os exercícios ou alterar as cargas (Ex.: fazer elevações assistidas, baixar o peso nas barras, etc.)
- ROM (Range Of Motion) – Amplitude do movimento
- MetCon (Metabolic Conditioning) – Condicionamento metabólico, refere-se a padrões estruturados de trabalho e períodos de descanso para obter uma resposta desejada do corpo
- BW (Body Weight) – Peso do corpo
- Chipper – Um treino com muitas repetições e muitos movimentos
- EMOM – (Every Minute on the Minute) Séries ao minuto, todos os minutos.
- WOD (Workout Of the Day) ou Missão do Dia – Treino designado para cada dia.
- Condicionamento Geral
-
- Box Jump – Salto para a caixa/banco
- DB – Dumbbell, ou halter
- KBS – KettleBell Swing
- Sit-up – Abdominais, normalmente feito com o auxílio do AbMat
- Skip Rope – Saltar à corda
- Double Under (DU) – Salto duplo de corda, ou seja, a cada salto a corda da 2 voltas
- Wall Ball – Bola na parede
- GHDSU (Glute-Hamstring Developer – Sit Ups) – Abdominais no aparelho GHD
- Ginástica
-
- Air Squat – Agachamento livre ou simples, sem carga
- Burpees – Burpees são Burpees, e toda a gente os adora… É um exercício de 3 momentos: 1º – 1 salto com os pés para trás e mãos no chão até ficar deitado: 2º – 1 salto com os pés para a frente até próximo das mãos e voltar a posição inicial; 3º – Salto na vertical e uma palma com as mãos acima da cabeça.
- Knees To Elbows – Joelhos aos cotovelos, consiste em, suspenso pelas mãos numa barra, elevar os joelhos até tocarem nos cotovelos.
- Feet/Toes To Bar – Pés na barra, consiste em, suspenso pelas mãos numa barra, elevar os pés até tocarem na barra.
- HSPU– Hand Stand Push-Up, ou seja, flexões de braços em pino.
- Muscle-Up – Subida nas argolas
- Pull-Up, Kipping Pull up ou Butterfly Pull Up – Elevações ou elevações com balanço, existem 3 variações.
- Chest To Bar (CTB/C2B) – É semelhante às elevações mas o peito passa a altura da barra e não apenas o queixo.
- Push-Up – Flexão de braço
- (Walking) Lunges – Afundos ( uma perna à frente outra atrás), pode ser executada caminhada em lunges, avançando e a tocar com o joelho no chão.
- Pistol ou L-Legged Squat – Agachamento com uma perna apenas
- Ring Dips – Fundos nas argolas
- Kip/Kipping – O Kipping é mais conhecido nas Pull-Ups mas na verdade pode ser utilizado também em vários movimentos com argolas, barras, paralelas e até mesmo no chão. Trata-se uma espécie de sincronização entre impulso, balanço e força.
- Strict – O movimento é executado apenas com a força muscular, sem auxílio de qualquer impulso, balanço, etc. Normalmente aplica-se às Pull-Ups (Strict Pull-Up ou Dead-Hang Pull-up), mas tampém pode ser aplicado para outros movimentos (Hand Stand Push-Ups por exemplo).
- Levantamento de Peso
-
- Bench Press – Supino
- Deadlift – Levantamento terra, movimento do levantamento de peso básico em que o objetivo é apenas tirar uma carga do chão até o corpo estar na posição vertical, sem elevação dos braços.
- C&J ou Clean & Jerk – Arremesso, movimento de Levantamento de Peso Olímpico feito em duas etapas para tirar uma carga do chão e levá-la acima da cabeça
- Clean – 1º Tempo de Arremesso
- Jerk – 2º Tempo de Arremesso
- Snatch – Arranco, movimento do Levantamento de Peso Olímpico que tira uma carga do chão e leva acima da cabeça com um único movimento
- Hang (Snatch/Clean) – Inicia-se o movimento com a barra suspensa, acima dos joelhos e pode fazer-se agachamento ou não
- Hang Power Clean – Inicia-se o movimento com a barra suspensa, acima dos joelhos e não se faz agachamento
- Power (Snatch/Clean) – Inicia-se o movimento com a barra no chão e não se faz agachamento
- Front Squat/Back Squat – Agachamento com a barra apoiada à frente (front) ou atrás (back) dos ombros.
- Over Head Squat (OHS) – Agachamento com o peso acima da cabeça
- Sumo Deadlift High Pull (SDHP) – Levamtamento terra tipo sumo com remada alta
- Thruster – Combinação de Agachamento Frontal + Push-Press